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Banhos
de Luz – A Seurat
Lúcia
Marques
Expresso
Julho
de 1999 Os
trabalhos mais recentes de Domingos Rego Banhos de Luz – A Seurat,
citam o iniciador do pontilhismo e tomam como ponto de partida o célebre
Une baignade à Asnières (1883-84). Assim o confirma
um desenho colocado à entrada, que nos mostra uma figura masculina
debruçada sobre uma reprodução dessa obra. À semelhança
de Seurat, que realizou numerosos desenhos e estudos a óleo dos vários
motivos do seu quadro, Domingos Rego isola aspectos parciais desta pintura
de banhistas nas margens do Sena, sem que daí resulte uma tradução
literal das suas fontes. "A Seurat #3" é disso exemplo, articulando
a identificação da personagem reapropriada (o rapaz sentado
à beira-rio) com a surpresa inventiva de novos elementos (o livro e
o chapéu) que recriam a cena. A sua energia plástica joga com
as possibilidades das superfícies texturadas sobre as quais Domingos
Rego desenha e pinta, permitindo-lhe atingir diferentes contrastes de claro-escuro
e superlativizar os efeitos lineares das suas estrias horizontais, verticais
ou diagonais. Noutras telas, as figuras ou objectos definidos por contornos
simples destacam-se perante a monocromia clara do fundo, fazendo uso da paleta
privilegiada por Seurat para reforçar a serenidade harmoniosa destas
composições. Elas apontam para novas direcções
na obra de Domingos Rego e mostram o resultado frutífero de um diálogo
com a história da pintura.
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