|
|
|
|
|
Sete Vícios,
Sete Virtudes
Celso
Martins
Expresso
Novembro
de 2000 Domingos
Rego apresenta a segunda parte de “Sete Virtudes/Sete Vícios”,
um conjunto de desenhos e pinturas que tomam como ponto de referência
os painéis de Giotto para a Capela Scrovegni em Pádua. Na Casa
da Cerca, em Almada, mostrou as virtudes em pintura e os vícios em
desenho, procedendo agora inversamente. Explicita-se aqui a importância
do desenho como processo estruturador das pinturas, mas também o modo
como estas ampliam, pela escala e pela utilização da cor, as
cenas previamente definidas. Reforça-se, ainda, o entendimento da relação
destas obras com os trabalhos de Giotto. Domingos Rego coloca-se sob o mesmo
problema posto pela representação de ideias morais através
de estratagemas visuais, mas a resolução desse desafio não
resulta numa mimetização das soluções do mestre
italiano. Ao reportar-se a imagens e a mecanismos de representação
contemporâneos (os enquadramentos e a natureza da figuração),
ele actualiza o desafio e a sua circunstância histórica. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|